Redes sociais proporcionam interação com o eleitor
O uso de ferramentas da internet, em especial das redes
sociais, como um canal permanente de interatividade com o cidadão tem feito
parte da rotina de parlamentares e pode ser um trunfo nas eleições municipais
de outubro, de acordo com senadores ouvidos pela Agência Brasil.
Independentemente de ser ano eleitoral é senso comum que esse é um instrumento
capaz de dar objetividade e foco ao trabalho do político, seja no comando de
prefeituras ou no Parlamento.
O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA),
disse que incorporou ao exercício parlamentar várias propostas de integrantes
de sua rede social. Como exemplo, citou o direito de acesso a informações de
órgãos públicos e a prestação de contas do trabalho desenvolvido como itens
agregados à plataforma de campanha ao Senado em 2010.
Os candidatos ao cargo de
prefeito devem estar atentos a esses posicionamentos manifestados pelos
cidadãos na rede, diz o petista. “Ao contrário da TV e do rádio, a internet é
uma qualificadora do caminho de volta. Nela, há interatividade imediata entre o
eleitor e o candidato.” O presidente do Democratas (DEM), José Agripino Maia
(RN), também destaca o poder instantâneo da rede mundial de computadores. “É
uma ferramenta que deve ser usada como um instrumento de comunicação e debate
de ideias”, disse. Veterano no uso das mídias sociais, ele ressalta a
importância que os comitês das campanhas devem dar à internet, assim como a TV
e o rádio, na formação da opinião do eleitorado. Para ele, o custo praticamente
zero nas campanhas eleitorais na rede é outro ponto positivo.
O líder do PSDB
no Senado, Álvaro Dias (PR), defende o uso contínuo da ferramenta e não apenas
em ano eleitoral. “Só acredito em um bom retorno da campanha pela internet para
quem já a utiliza no seu dia a dia para conversar diretamente com o cidadão.”
Na semana passada o PMDB, partido que hoje detém o maior número de prefeituras
no país, mostrou a importância que dará na campanha de 2012 a essa ferramenta.
O presidente do partido, Valdir Raupp (RO), apresentou aos parlamentares a
integração de suas mídias sociais – site, blogs, Facebook, Twitter e Youtube. O
senador e membro da Executiva Nacional do partido, Eunício Oliveira (CE), por
exemplo, já mantém uma equipe só para divulgar sua atividade parlamentar e o
manter informado das demandas de seu eleitorado. “Somando as minhas redes
sociais tenho mais de 60 mil seguidores. No meu estado, o jornal de maior
circulação tem tiragem diária de 18 mil exemplares”, disse à Agência Brasil.
Desde o dia 5 de julho, os candidatos às eleições municipais de outubro estão
autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer campanha na
internet. Pela resolução do TSE, poderão ser usados sites dos candidatos, do
partido ou da coligação com o endereço eletrônico registrado no tribunal. A
resolução veda a veiculação de qualquer propaganda paga nesses portais. Também
está aberta a propaganda nas ferramentas das redes sociais desde que geridas
pelo candidato, partido ou coligação.
Fonte: Agência Brasil
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