Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 31 de maio de 2013

III Conferência Municipal: professores convidados

A III Conferência Municipal de Educação de Portel veio para propor uma série de propostas, mas também não deixou de ser um momento para lavar roupa suja. Não faltaram críticas ao excessivo calor inalterado pelos ventiladores em vez de central de ar. Como se não bastasse, o sinal de internet estava sendo interpelado pelos aprendizes de hacker.

Dentre as orientações favoráveis ao debate nos grupos de trabalho, o professor Evandro Medeiros, da UFPA, criticou a criação de fórum por meio de decretos, assim como o reducionismo das propostas, nelas inclusas também o silenciamento, entre os quais debater educação sem projeto de sociedade. “Qual o projeto de desenvolvimento para Portel?”, indagou. Nesse sentido, buscou o professor enfatizar a importância de não debater de forma descontextualizada, fragmentada.

Em relação à totalidade da região marajoara, disse que apresenta o maior índice de expectativa de vida, mas é também o mais pobre, possuindo o menor PIB do estado do Pará. Procurando dar um norte ao debate, perguntou: “Qual o índice de produção de Portel?” No sentido de ilustrar, afirmou que 64% da população do Marajó vive abaixo da linha da pobreza, além da elevada taxa de analfabetismo na faixa que fica acima dos 15 anos, ou seja, 23% são analfabetos. Na saúde, a taxa de mortalidade está entre uma das maiores. Em relação ao escalpelamento, falta informação aos barqueiros. Além de tudo isso, há a retirada dos madeireiros. O Marajó é bom para donos de gado, para quem explora.

O professor também fez ponderações sobre a criação da Universidade do Marajó, que, sem os devidos cuidados, acabará por atender os meninos do sul, uma vez que ainda persiste a inexistência da universalização do ensino médio.


A professora Sônia Amaral agradeceu à Comissão Organizadora por tê-la convidada para coordenar a participação popular no eixo que trata da participação popular. Disse que a população precisa estar organizada para poder acompanhar o debate e que não se vive o processo democrático em sua plenitude, pois a presença no fórum é no sentido obter a participação social. Afirmou ser importante não confundir gestão com democratização, destacando ainda a questão da eleição direta para direção escolar. Frisou, no entanto, que é um equívoco pensar que só com eleição direta já se alcançou a democratização. Ressaltou a importância da participação democrática. Amaral perguntou se a participação dos pais, dos alunos estava garantida, uma vez que cinco ou seis pessoas não garantem a participação da sociedade num controle social. 

Nenhum comentário: