Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Revelado: seleção do Parfor é uma marmelada

A investigação sobre a seletiva do PARFOR continua. Desta vez, obedecendo ao critério da pré-inscrição pela internet no site da Plataforma Freire, seguido da aceitação pela secretaria municipal (critérios 1 e 2 do COMITÊ GESTOR INTERINSTITUCIONAL DO PLANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO PARÁ constituído pela Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC e Instituições Públicas de Ensino Superior).

Fiz a inscrição no site  (1. Pré- Inscrição na plataforma Freire), conforme manda o figurino e, em seguida, tive a aprovação da secretaria de educação de Portel (2. Aceitação das pré-inscrições pelas secretarias):
Nesta foto, vê-se a autorização pela secretaria municipal de educação de Portel
Na lista de Parauapebas, não constava meu nome:
Porém, na relação de candidatos selecionados, não encontrei meu nome.

No entanto, o atual vereador Francisco Angelo é selecionado:
Configura ofensa aos critérios de nº 3 e 5 (3. Critério geogáfico de proximidade do
de origem em elação ao pólo; 5. Prioridade a candidatos que solicitam primeira
licenciatura.


Da mesma forma, se fosse atender ao critério geográfico (3. Critério geográfico de proximidade do município de origem em relação ao pólo (variável de acordo com a demanda pelo curso), não tem nenhuma validade, pois o caso acima como o abaixo configuram quebra da regra:

Formada em Pedagogia pela UVA-Portel, é servidora efetiva.
A seleção fere frontalmente o critério nº 5: Prioridade a candidatos que 
solicitam primeira licenciatura. Esta fará Ciências Naturais pela UFPA
A ofensa ao critério nº 5 persiste:
As três candidatas farão o curso em Belém, cerca de 200 quilômetros
do município de Portel. Também pela UFPA.
Na listagem de Breves, curso de Educação Física encontram-se casos de primeira formação, dêem uma olhada no. O mesmo ocorre no curso de Química, como no caso do nº 38 e 40 (ambos pela UVA).

Verifiquem o nº 67 do curso de Geografia, Breves, assim como o nº 80, a qual obteve graduação perante a UVA.

E agora? Resta alguma dúvida sobre a lisura do processo de seleção? Por favor, encaminhem defesa, que aceitarei caladamente (durante a postagem).

Importante destacar que há uma quantidade enorme de professores sem formação e é dever da secretaria proporcionar a inscrição desses profissionais. Veja no quadro abaixo que o número de professores carentes de formação é alarmante:

Na sede do município ainda há um número significativo de professores carentes dessa formação:

Interessante notar que o PARFOR já não mais atuará em Portel, devendo todos os interessados (e excluídos) encontrarem uma cidade mais próxima para a realização da tão sonhada graduação. Mais uma vez alerto: está havendo seleção no famoso QI (quem indica).

Não deveria ser assim, pois a própria Plataforma Freire disponibiliza um tutorial (http://freire.mec.gov.br/publico/pdf/manual_estadual.pdf) para que a secretaria disponibilize as demandas de professores carentes de formação inicial. Trata-se de um PLANEJAMENTO (onde já se viu isso por aqui?).

Nenhum comentário: