Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pedro Barbosa quer apoiar filho de presidente do Tribunal de Contas para deputado estadual

Após ter deixado a prefeitura em um mar de dívidas, Pedro Barbosa conseguiu amparo na Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó – AMAM -, tornando-se seu secretário executivo, coordenando cerca de quinze (15) municípios, agora quer mais.

Pedro Rodrigues Barbosa procurou o MD - Mobilização Democrática (que substituiu a antiga sigla do PPS) – e, pretende se filiar e levar consigo o prefeito de Portel, Paulo Ferreira.

E o PMDB, como fica? Esta pergunta do leitor também foi feita por mim. Uma indagação pertinente, pois se sabe que os passos de Pedro Barbosa são os mais observados dos últimos tempos.

Agora o bolo da cereja: Esses personagens da carrancuda política de Portel querem apoiar para deputado estadual o Thiago Araújo, que é vereador do MD de Belém e filho do Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM ZECA ARAUJO.

Mas a história não para por aqui. O ex-prefeito que afundou Portel fez várias investidas junto ao Deputado Parsifal, o qual é líder do PMDB na Assembleia Legislativa. Perante o Deputado Parsifal, a raposa velha sustenta seu argumento no fato de que quer ser candidato pelo PMDB. Além disso, Pedro Barbosa argumenta que comanda 05 (cinco) secretarias em Portel.

Saiba mais sobre o MD

Primeira tentativa de fundação

Originalmente a MD seria formada pela fusão entre PPS, PMN e PHS. A soma dos votos obtidos pelos três partidos nas eleições de 2006 ultrapassava o mínimo exigido pela cláusula de barreira.

No dia 24 de novembro de 2006, foi protocolado o pedido de registro partidário definitivo da Mobilização Democrática no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator do processo foi o ministro Gerardo Grossi. A solicitação partidária foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelo TSE. O Ministério Público Eleitoral também emitiu um parecer.

A diplomação dos parlamentares e governadores eleitos em outubro de 2006 ocorreria normalmente, independentemente de o registro partidário ter ocorrido ou não. Para esse efeito, vale o partido sob o qual o candidato foi eleito. A MD faria parte do bloco de oposição ao Governo Lula no 2º mandato.

A Mobilização Democrática teria uma bancada de 27 deputados federais, a sexta maior da Câmara. O único representante no Senado, Expedito Júnior (RO, eleito pelo PPS), assumirá na nova legislatura, dia 1º de janeiro. A MD teria ainda 2 prefeitos de capitais (José Fogaça, em Porto Alegre, e Iradilson Sampaio, em Boa Vista) e 2 governadores eleitos.

Entretanto, após a cláusula de barreira ser julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, os partidos se separam e a MD foi extinta antes de obter o registro.

As negociações ente o PPS e PMN foram retomadas em 2013, e a MD foi finalmente oficializada no dia 17 de abril. A decisão foi tomada em congressos extraordinários, realizados em Brasília. A Mobilização Democrática, que utilizará o número 33, nasce na oposição ao governo federal e já trabalha para a construção de um projeto alternativo para o Brasil em 2014. Juntas, as duas forças políticas somam 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. São 683.420 filiados em todo o país.

Em Portel

No município de Portel, ex-vereador e cunhado de Miro Pereira é o atual presidente da sigla. Há propostas feitas a Miro Pereira numa possível volta ao partido. 




Nenhum comentário: