Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Passeios, praias, diversão e morte: tudo num dia só

Entrada do igarapé Muim-Muim
Na manhã de hoje, 31, acordei cedo. Como sou um madrugador costumaz, optei por acessar a internet e “matar” o tempo. Mas o dia estava lindo, como ontem, cheio de sol, propício para um banho de praia. Portel é assim mesmo: cheia de praias, igarapés e muita coisa gostosa relacionada.

Depois do café, assistia a um filme sobre a origem do Festival de Woodstock, no canal TNT, quando minha esposa precisou do computador. Ela apelou para mim porque quem estava utilizando o notebook era o menor da casa: o meu nenê.

Aí fomos ao igarapé, como uma proposta para o bebê largar o computador, e ficamos de ir ao igarapé Muim-Muim. Ótimo! Água gelada e um sol ameno. Não tinha muita gente. Um funcionário da prefeitura me deu gelo assim que cheguei com meu vinho quente. Agradável, muito agradável.

À beira da praia estava um professor e sua esposa, juntamente com seus dois filhos e mais uma linda mocinha, também parente dele.

Aí passou uma moça, desesperada. Rumores de um possível suicídio acontecera na comunidade da Prainha, cerca de 20 minutos de moto da ponte do Muim-Muim. Mas o papo continuou embalado com o pessoal. É bom, por sinal, viver numa comunidade onde todo mundo se conhece.

Logo apareceram oito policiais, ladeados da moça que passou há alguns minutos. Seguiam em frente para apurar o fato.

Depois, saí dali e segui para a praia do Arucará. Encontrei os mesmos moços que me deram gelo. Sentavam-se próximos a um coqueiro ameaçado de cair no rio, vítima da erosão e da falta de ação dos políticos que passaram por aqui. Não passou incólume, pois logo suscitei a ideia da construção de uma cais de arrimo. E a conversa se animou.


Contei-lhes que participei, na década de 90, de ampla mobilização para a proteção da praia do Arucará e que, como resultado, o governo do estado do Pará resolveu dar proteção ao balneário. Ao contar isso, o interlocutor quis questionar a luta. Aí, é outra história, porque ele não viveu o momento de luta que culminou na não eleição de um prefeito e sete vereadores.

Nenhum comentário: