Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 28 de maio de 2013

Blog Educadores de Portel lança camisa para a III Conferência Municipal da Educação

Professores: Odineia Ferreira, Ronaldo de Deus, Cristiano e
Ronaldo Alves.
O blog Educadores de Portel produziu a primeira camisa em março de 2012 (dias 28, 29 e 30 de março) por ocasião da reunião do CODETEM (Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó e contava com a imagem utilizada no cabeçalho do blog. As camisas foram feitas pela eficiente Natalina, sob pedido de um grande amigo. Foi um sucesso! 


Na foto ao lado, professora odineia, euzinho (he he he), Cristiano (Caroca) e o atual vereador Ronaldo Alves, que também é sindicalista.


Charles Reis, Ronaldo de Deus, Brunno Baia e Ronaldo Alves
Na III Conferência Municipal da Educação em Portel, tive a ideia de colocar a imagem da lendária árvore do Arucará. Essa árvore marcou um momento de intensa luta em prol da proteção ambiental, nos anos 90. Marcava, naquela época, a luta que resultaria na construção do cais de arrimo. Lembro-me como se fosse hoje quando um assessor do prefeitto da época disse: "Cais de arrimo? Isso é coisa dos Estados Unidos e da França, ou sei lá de onde, pra nós não serve". Ele não sabia o que era um cais de arrimo!

O alerta da destruição das florestas e a retirada das nossas riquezas sem uma compensação ao povo ribeirinho também ficaria simbolizado na histórica árvore. Numa das fotos, pode-se ver ao fundo que aparece uma balsa carregada de madeira em toras. A falência do setor madeireiro viria alguns anos depois, mas a árvore sucumbiu muito antes, mas já tínhamos fundado o Centro de Educação Ambiental de Portel. Apesar do esforço e muitas conquistas, o resultado apontou uma tentativa de esgamar o movimento e não dar satisfação à sociedade. Políticos da época não conseguiram mais se eleger.

foto: Charles Reis
Bem simples, agora contou com o apoio de mais simpatizantes, os quais preferem ficar no anonimato, mas é extremamente compensador saber que outras pessoas comungam do mesmo propósito de veicular informações, denúncias, eventos, concursos, entre outros. Com razão, já que o próprio editor do blog já foi ameaçado de morte três vezes, a perseguição à família Machado é grande e as armações não param, tudo no sentido de silenciar a voz que era única e que agora se estende a inúmeras pessoas, as quais contribuem com informações e até produção de texto. Portanto, quem vestir a camisa do blog é sinal de que tem muita coragem!

Nenhum comentário: