Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Portel: SEMED realiza processo seletivo de professores temporários

Desde a sexta-feira, 10, um grupo de 10 professores se reuniu na escola de ensino fundamental Graça Lima para avaliar cerca de 720 candidatos a emprego temporário de professor em Portel. As bancas foram constituídas por um pedagogo e outro profissional da área específica e tinham a missão, que acabou ontem à noite, de avaliar os candidatos para trabalharem na cidade e no interior.

O fato é inusitado, pois os gestores sempre se vergaram aos apelos de vereadores e outras personagens com poderes de interferir no processo de contratação e lotação de professores, às vezes pondo em risco o futuro educacional de milhares de crianças, pois muitos daqueles temporários não tinham formação em magistério, mas simples CH.

A determinação partiu do prefeito de Portel, Paulo Ferreira, após ouvir reclamações de diversos segmentos da sociedade, da imprensa e do próprio sindicato da categoria, o SINTEPP. Em meados de abril de 2013, numa tentativa bem sucedida de conter uma das maiores greves do município, prefeito e sindicato da subsede e representantes do SINTEPP estadual montaram uma mesa de negociação permanente e amarraram diversas demandas dos profissionais da educação num termo assinado por ambas partes.

De acordo com professores que participaram do certame, só um professor agiu “muito caxias”. Outras queixas foram em relação ao tempo privilegiado que alguns candidatos tiveram, extrapolando os 15 minutos estabelecidos na portaria 001/2014. Dizem que teve candidato que usou 20 e outros até 40 minutos.


O nervosismo era percebível na maioria dos candidatos, antes e durante a exposição didática que abrangia desde o planejamento, passando pela metodologia até avaliação.

Nenhum comentário: