Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 11 de janeiro de 2014

Voltei ao Templo do Saber, a Escola Paulino de Brito!


                                                                    *Por Samuel Barbosa de Lima

Por ocasião de minha estada na minha querida Cidade-Natal, Portel-PA, tirei o dia de hoje para andar por essa pólis. Trilhei pelas ruas a pé como um saudoso peregrino que retorna a pátria mãe, após a libertação do cativeiro.

Caminhei pelo comércio, passei em frente ao paço municipal, em frente da igreja matriz, admirei o formato da edificação do novo prédio do capitólio e tantos outros. Mas o que me impressionou mesmo foi o prédio da instituição de ensino que, quase me fez chorar.

Em 1980, no verdor dos anos. Quando do alvorecer da radiante juventude, ainda em plena ditadura militar brasileira, fui matriculado no Grupo Escolar Paulino de Brito. Naqueles idos, começava a olhar a vida como um tempo obsequiado pelo Doador da Existência, para que, enquanto ele durasse -, escrevesse páginas de minha história.

Depois que meu pai saiu da Companhia Amazonas, não pude mais permanecer matriculado no educandário que possuía a nomenclatura homônima daquela firma. Com esse fato, entrei nesse Templo do Saber, o Paulino de Brito. A estoica Maria da Paz, da ordem normalista, era quem dirigia essa academia do conhecimento, que, preparou algumas gerações que iriam deixar pegadas fulgurantes por onde quer que passasse.

Vivi ali a sonhada fantasia e os devaneios dos sonhos de um adolescente pobre que sonhava um dia chegar aos bancos acadêmicos. Essa meta, como a miragem no deserto, alimentava a minha esperança de um dia encontrar o oásis distante da universidade.

Ainda infante, transpus os umbrais do pórtico imponente que dominava a entrada daquele majestoso prédio, que hoje caminha para quase meio século.

É impossível descrever o turbilhão de pensamento que fervilhavam em minha mente naqueles distantes dias do início de uma longa caminhada. Estava disposto enfrentar impolutamente o desafio eterno que se trava entre o conhecimento e as trevas da ignorância.

Estava determinado não me deixar vencer pelo desânimo, pelo desalento ou reveses momentâneos da vida, embora isso tenha ocorrido mais tarde.

Durante anos entrei e sai por aquele portão, que se tornou tão familiar, como os umbrais da minha humilde casa. Vivi alegrias e decepções, como qualquer jovem que começa a perscrutar os enigmas da vida.

A alegria esfuziante na hora do recreio, as brincadeiras em sala de aula, a tensão na antevéspera das provas, as viradas das noites indormidas e o pavor das provas orais.

Não posso esquecer-me do método rígido da postura das professoras, que em determinada ocasião, uma me deu nota zero, devido estar dando cola para uma colega. No dia seguinte, para me vingar, a mesma discente pediu-me ajuda novamente na prova de outra professora.

Era uma avaliação de ciências, cuja pergunta assim demandava: “Onde estão localizados os genes letais”. A resposta: “No interior dos cromossomos”. Dessa vez, para não correr risco, de a prova da aluna preguiçosa, coincidir com a minha, disse a resposta errada, em tom de sarcasmo: “Na margem direita do Rio Amazonas”. E assim sapecou-lhe, sem pestanejar.

Em maio de 1986, tive de interromper os estudos por questões de trabalho e no ano seguinte, devido ao Serviço Militar Obrigatório, minha família mandou-me à Belém para me alistar.

Passados três anos, retornei aos estudos pra Macapá. Estava agora com 21 anos. Depois de haver dado baixa do Exército, tinha uma nova visão do mundo. Mesmo durante a minha estada na caserna, nem por isso havia perdido o amor pelos livros e pela leitura.

Daquela turma do Paulino de Brito, com cerca de 30 alunos, alguns se dispersaram, para cuidar dos estudos em outros lugares. Muitos deles nunca mais os encontrei nos caminhos da vida. Mais de três décadas depois, voltei agora a esse Templo do Saber.

A planta arquitetônica um pouco mudada. De longe ouvi o burburinho da juventude. Os meus pensamentos voaram no vazio do tempo e nos tempos passados -, e parecia ouvir o som das gargalhadas e as algazarras distantes -, daquela juventude daqueles dias.

Apresentei na portaria tão familiar. Novamente transpus o mesmo portal que há 34 anos me recebeu. Era como se ele me dissesse: “Bravo amigo, apesar das lutas não me decepcionastes. Milhares de jovens esperançosos por aqui entraram como você, naqueles idos de 1980. Muitos desistiram. Outros, não souberam aproveitar o tempo da vida. Estou feliz por você ter conseguido”.

Com aquelas palavras ainda parecendo ecoar em meus ouvidos -, vi-me diante de uns alunos. Falei quem era. Disse que fui também aluno desse educandário. Disse que fiz na vida e o que estava fazendo.

Não pude visitar uma sala de aula e contar um pouco de minha história, pois, percebi que nesse período escolar, é tempo de recuperação. No entanto, gostaria muito de ter podido contar a minha resignada e tenaz trajetória estudantil.

Com isso, apenas apertei a mão e falei com alguns estudantes. Eram diferentes. Não podia ser de outra forma. Mais de trinta anos havia se passado. Foi quando despertei e falei comigo mesmo: “É verdade, estamos em outro século”.

Despedi-me. Dei uma última olhada para aquele colégio, que parecia acenar-me dizendo adeus. Não sei se ainda um dia voltarei àquela Casa que ajudou a forjar meu caráter para os dias do porvir.

Por hoje é só pessoal. Saudações arucarás!

Nenhum comentário: