Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 19 de janeiro de 2014

Profissionais debatem supervisão do Programa Mais Médicos no Pará

Ocorreu nesta sexta-feira (17), na Escola Técnica do SUS, em Belém, a primeira oficina estadual de supervisão do programa Mais Médicos, com o objetivo de analisar o cenário de atendimento no Pará e debater estratégias que servirão para supervisionar os 400 profissionais atuantes no Estado. A medida, uma orientação dos ministérios da Saúde e da Educação, está sendo executada em todo o país.

O encontro foi mediado por Uiraquitan Oliveira, um dos técnicos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. Na ocasião, ele destacou a importância de que os médicos do programa que atuam no Pará sejam supervisionados por outros profissionais médicos dispostos a oferecer suporte aos médicos participantes que já estão atuando na Atenção Básica dos municípios que já receberam o programa.

Entre outras atribuições, os supervisores devem realizar visitas periódicas para acompanhar as atividades dos médicos, mensal ou bimestralmente; estar disponível por meio de telefone e internet; realizar supervisão de território com vistas a discussões clínicas, reflexões sobre o processo de trabalho e sobre as práticas do cuidado desenvolvidas pelo médico participante; participar de reuniões técnico-científicas, de planejamento ou avaliação a serem organizadas pelo tutor do programa, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Participaram das discussões os membros da Comissão de Coordenação Estadual do Projeto Mais Médicos, entre os quais Sônia Bahia, coordenadora de Educação na Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa); Ed Wilson, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems); Javier Maqueira, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) do Ministério da Saúde (MS), além dos professores Paulo Amorim e Socorro Castelo Branco, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que atuam como tutores do programa pelo MEC; de Rosiane Pinheiro Rodrigues, Apoiadora para o Estado do Pará, do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/SGEP do Ministério da Saúde, e de coordenadores da Sespa.

Para Sônia Bahia, a importância maior da reunião residiu na aproximação dos profissionais envolvidos no Programa Mais Médicos em execução no Estado. “O processo de monitoramento  é algo natural no sentido de orientar o trabalho desses médicos numa região tão peculiar como é o Pará”, destacou, ao lembrar que já ouviu relatos de gestores e usuários referindo que a chegada dos profissionais médicos vem fortalecendo a ação da Estratégia Saúde da Família, particularmente no atendimento das famílias no território e presença do médico em suas casas.

Atualmente existem 6.658 médicos contratados no Brasil inteiro que aderiram ao Programa Mais Médicos, sendo 5.400 são cubanos. Os médicos estão atendendo na Atenção Básica 2.177 municípios. Dos 6.658, aproximadamente 122 médicos estão atuando em 30 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. No Pará atuam 25 médicos brasileiros e mais médicos 375 intercambistas, sendo 374 cubanos e mais um médico brasileiro formado em instituição estrangeira.

Fonte: Agência Pará 
Texto:
Mozart  Lira
Fone: (91) 4006-4822 / 4823 /

Secretaria de Estado de Saude Publica

Nenhum comentário: