Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como está a greve em Portel? Giro pela cidade I


Diretor (de braços cruzados e vice incentivam fura greve
Greve tem apoio das famílias

Famílias portelenses ouvem os clamores dos professores. Numa das ruas mais transitadas pelos alunos da escola Lourdes Brasil, a Travessa Bom Futuro, especialmente aqueles provenientes da Cidade Nova, amanheceu calma, pois o riso e as conversas alegres dos alunos não enriqueceu o ar do bairro.

Pressupõe-se que o governo municipal não tem nenhuma intenção de negociar a pauta de reivindicações dos profissionais da educação, o que se constata com a mensagem postada há alguns minutos pela assessoria de imprensa da prefeitura: “A precipitada deflagração de greve na educação de nosso município não deve prejudicar o calendário escolar, por isso, pedimos aos pais ou responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de ensino, que NÃO DEIXE DE MANDAR OS (AS) ALUNOS (AS) PARA AS ESCOLAS, lá, com certeza, haverá profissionais compromissados com a educação esperando para recebê-los.”

Faixa é rasgada pelo vice-diretor f             oto: Bob Andrada
Movimento é positivo nas escolas

Na Floriano Peixoto, a rua de tráfego dos alunos da Escola Abel Figueiredo, o movimento é baixo, segundo pais de alunos que mantêm contatos com o Blog Educadores de Portel. Tais comprovações só exibem o descontentamento com que os pais dos alunos entendem a gravidade da situação vivenciada pela sofrida classe de professores. A cidade amanheceu, por conta disso, num silêncio semelhante ao de domingo ou feriado.
O comércio, setor melindroso ao solavanco de qualquer abalo na economia, apoia, mesmo de forma silenciosa em temor às represálias, pois sofreu uma queda brusca nas vendas desde o descompasso no pagamento ocorrido em dezembro. Endividados, muitos professores justificaram sua inadimplência ou até renegociaram. Com essa situação, não há quem fique contra um movimento justo, que só ocorreu devido à falta de diálogo.

Graça Lima: ar desértico, mesmo com direção carrasca foto: Bob Andrada
Descompromissados agem a favor do governo

Na internet, um professore desorientado dizia que iria estar na sua escola, porque é “compromissado” e tem “relatórios favoráveis ao seu bom desempenho”. Isso, meu caro, se você vir pra esse lado da trincheira, muda radicalmente. De repente, o que era bom passa a ser ruim. Experimenta. 



Violência nas escolas

Na frente do Abel Figueiredo, um dos asseclas do governo e atual conselheiro de órgão de controle social, intimida professores. Isso é uma vergonha. Os poucos alunos que foram à escola, foram presos para forçar aulas, na marra.

Diretor da escola Lourdes Brasil uso material escolar (pincel atômico e cartolina) para fazer cartazes e colocou forçadamente nas mãos dos alunos. Além disso, bateu boca com os sindicalistas que faziam piquetes.

Acompanhe os abusos de diretores e outros agentes do governo no decorrer do dia.

Nenhum comentário: